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Arquitetos: People's Architecture Office
- Área: 11190 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Yumeng Zhu, ACF
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola primária de Fuqiang, China, foi projetada para apoiar novas maneiras de aprender, alimentando a crescente demanda de Shenzhen por talento criativo e inovação para apoiar a sua economia em rápida expansão.
Para inspirar curiosidade e paixão por explorar a escola, a edificação foi projetada em torno da ideia de 'espaço híbrido'. O volume assume o papel de “terceiro professor e funciona como parte integrante da educação do aluno”. Diferentes programas e atividades são sobrepostos em três dimensões para oferecer novas conexões em diferentes níveis. Por exemplo, salas de aula padrão, salas de aula especiais e o campo de atletismo são adjacentes para apoiar a interação interdisciplinar. Os alunos da biblioteca do primeiro andar podem assistir a apresentações no teatro e atividades na academia no subsolo.
Uma oferta diversificada de espaços permite aos alunos e professores a flexibilidade de personalizar a experiência de ensino e aprendizagem incluindo diferentes idades e interesses. Jardins na cobertura, pátios de tamanho médio e pequenos terraços são diferentes espaços de aprendizado ao ar livre que podem permitir reuniões de tamanhos variados e atender a diferentes necessidades de aprendizado. As amplas áreas de circulação e os degraus que funcionam como assentos são espaços informais que podem acomodar outras atividades e programas. Pequenas áreas de estar também são integradas à fachada para oferecer aos alunos um espaço íntimo quando eles precisam de um momento de silêncio. Ao ocupar a fachada, as diferentes atividades de aprendizagem também se tornam a identidade da escola.
O projeto ajuda os alunos a aprender, oferecendo oportunidades de conexão com o mundo real, fazendo a ponte entre o estudo e a experiência da vida real. Espaços internos e externos fluem e são tratados como ambientes de aprendizagem. Isso permite que os alunos estejam em contato com o exterior. A vegetação é integrada ao campus e distribuída horizontal e verticalmente por toda a escola para garantir que os alunos permaneçam próximos à natureza e aprendam com ela.
A aprendizagem criativa que é física e performativa, baseada na experiência, é celebrada em salas de aula envidraçadas e elevadas. Atividades como tocar música, desenhar e dançar podem ser facilmente vistas e apreciadas em outros locais do campus. De frente para uma grande via ao norte, esses espaços em balanço também projetam o caráter criativo da escola em direção à cidade.
O novo campus dobra o tamanho da escola original e torna a educação de alta qualidade e o aprendizado inovador acessíveis a mais alunos. O projeto reúne os edifícios da antiga escola, um volume dedicado à educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e novas salas de aula e instalações em um todo integrado. A excelente herança educacional da Fuqiang permanece à medida que o campus é atualizado para atender às demandas da próxima geração.